Atividades de Turismo Religioso

 Via-Crúcis: é um atrativo religioso composto por 14 capitéis, num percurso de dois quilômetros. Inicia em frente à Igreja São Marcos, tendo parte do trajeto em área urbana e o restante em zona rural entre belas paisagens e com uma linda vista para a Serra Geral.

Cada capitel retrata uma das estações da Via-crúcis e foram construídos por 112 famílias que se envolveram voluntariamente neste trabalho. Um grande número de fiéis realiza o percurso todos os anos durante a celebração da Sexta-feira Santa, porém o percurso pode ser realizado em qualquer época do ano.
A celebração da Via-Crúcis culmina na capela que abriga um crucifixo esculpido em 1892 pelo imigrante Ângelo Moro que chegou a Nova Veneza em 1891. A primeira capela era construída em madeira e situava-se 200 metros acima do local onde está a atual capela de alvenaria, construída em 1968.
 
Igreja Matriz São Marcos:Igreja Matriz de Nova Veneza não é admirada somente pela sua grandiosidade arquitetônica, mas também pelo seu interior rico em belas obras de arte. Passagens bíblicas são retratadas em suas pinturas e esculturas sacras.


De estilo eclético, predominam em suas linhas elementos arquitetônicos de identidade românica

Santuário de Nossa Senhora de Caravággio: Uma estampa de Nossa Senhora do Caravaggio, trazida pelos primeiros imigrantes italianos que se instalaram na região, deu origem ao nome do distrito: Caravaggio. Devoção à ela tomou grande vulto e em 1963 quando foi construído um Santuário em sua homenagem, o qual atrai muitos devotos. Atualmente reúne em todo último final de semana de maio milhares de romeiros na festa em Honra à Santa.


Nossa Senhora do Caravaggio é hoje um símbolo da religiosidade

Texto: Dilton Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário